TUTORIAL SETUP TWO
CIRCULADO DE VERMELHO, SÃO MODIFICAÇÕES NA FRENTE DO CARRO, E EM VERDE, SÃO NA TRASEIRA.
1 = TYRE PRESSURE
Pressão dos pneus, tem influência sobre a temperatura dos pneus, se o pneu
estiver muito quente irá causar um desgaste acelerado, mas se estiver muito frio
irá causar aderêcia muito baixa. É bom dar uma olta na pista e checar as temperaturas
que devem ficar em torno de 80°C, olhe se as temperaturas entre interno e externo
não tem diferença maior de 5°, se estiver, podemos ajustar para melhor desempenho.
Se o meio do pneu estiver mais frio, aumente a pressão, se estiver mais quente que as outras
partes do pneu, diminua a pressão. É importante a cada modificação feita no carro, seja em
suspensão, asas ou outra peça, verificar a temperatura, pois estamos mudando o comportamento
do carro, assim, sempre que mexer verifique os pneus.
2 = FAST BUMP
É a compressão do amortecedor em situações rápidas, como, ondulações da pista, zebras,
ou qualquer tipo de ondulação que voce passe em alta velocidade, aqui, ajustamos
a resistencia dele, quanto menor o número, mais macio o amortecedor, quando estiver andando
veja se o carro salta com facilidade ou é muito mole, e faça o ajuste conforme necessario
é um pouco dificl, pois a gente sente pouco isso.
3 = SLOW BUMP
Amortecedor em estário lento. Ou seja, ele faz a trasferencia de peso do carro nas
curvas, ele faz a pressão nos pneus quando em curva, portando, tem influência na aderencia
do carro. Porém, este funciona nas curvas lentas (abaixo de 120km/h), para modificar
é preciso prestar bastante atenção pois é dificil de notar algum defeito, por isso
sempre mude em pequenas quantidades os valores, sendo quanto menor o numero, mais macio
o carro. Verifique se seu carro tem uma transferencia de peso muito grande, causando
derrapagens muito faceis quando se inicia a curva, se isso acontecer, endureça os amortecedores
na frente e atrás. Se seu carro tem pouca reação quanto a tranferencias de peso em curvas,
tem resposta lenta aos comandos, endureça os amortecedores na frente e atrás.
4 = FAST REBOUND
O amortecedor quando, após ter se comprimido, retorna a posição normal, mas em ondulações,
zebras, etc. ou seja, em situações em que o amortecedor comprime e volta rapidamente.
Se seu carro tem tendencia a sair de frente nos ressaltos da pista, endureça a traseira,
ou amoleça na frente. Se seu carro tem tendência a sair de traseira nos ressaltos, endureça
a frente ou amoleça a traseira.
5 = SLOW REBOUND =
O amortecendor quando retorna a sua posição original, mas este, em curvas lentas.
Pode ajudar na aderencia do carro melhorando o desempenho se ajustado corretamente,
mas lembrando, que tudo o que aumenta a aderencia, aumenta o desgaste do pneu,
por isso na corrida mesmo, lembre-se que é uma corrida de resistencia, porém,
cada um com sua estratégia =)
Perceba se seu carro sai muito de frente nas entradas e saidas de curva, se acontecer,
endureça a traseira, ou amoleça a frente. Se seu carro sai de traseira nas entradas
e saidas de curvas, endureça a frente, ou amoleça a traseira.
6 = SPRINGS (molas)=
As molas afetam tanto o equilíbrio do carro, quanto sua velocidade de reação quanto
as curvas, pois, ela faz parte da suspensão, e assim, também afeta a aderência.
No geral, amortecedores e molas são os mais difíceis de se conseguir o acerto,
porque são um conjunto, e assim mexer em 3 itens ao mesmo tempo, é bem complicadinho,
mas vamos lá.
Se seu carro é muito mole, pouca reação quando voce vira o volante, mesmo em
linha reta, endureça as molas na frente e na traseira. Se seu carro
é muito nervoso, vira rapido demais, e não tem aderência, amoleça na frente e
na traseira.
Veja tambémo comportamento do carro nas curvas, é o mais importante,
se ele sai muito de traseira nas entradas e saidas de curva, endureça
as molas da frente, ou amoleça na traseira. Se seu carro sai muito de frente,
mesmo sem acelerar ou reduzir, endureça as molas na traseira, ou amoleça
as molas da frente.
7 = CAMBER =
Controla a inclinação das rodas do carro, modificando a parte do pneu que
faz contato com o solo, portanto, modificando a temperatura dos pneus,
quanto mais negativo o numero, maior a inclinação.
8 = CASTER =
Feedback do volante. Ajusta a diribilidade do carro, particularmente do volante
podendo tornar a direção mais dura ou mais mole, é preciso achar um ponto
em que o carro não fique muito agrssivo nas curvas lentas, nem muito
duro nas curvas rápidas, sendo que em curvas lentas, se o carro
sai muito de frente, aumente o caster, e se o carro é muito firme
em curvas rápidas, diminua o caster.
9 = PACKERS (aros de guarnição) =
São usados para limitar a altura maxima do carro, mas só são usados em ultimo caso
pois limitar a altura, prejudica o trabalho da suspensão, fazendo o carro ter
uma pior dirigibilidade, por isso, só use se não tiver outro jeito.
10 = RIDE HEIGHT
A altura do carro em relação ao solo, geralmente não precisa fazer mudanças,
a não ser que voce perceba que o carro toca o chão por exemplo. É sempre
recomendado deixar o carro o mais proximo possivel do solo.
11 = SPLITTER / WING
Splitter > Aérofólio dianteiro, não requer mudanças, somente em pistas rapidas
diminua o valor.
Wing > Aerofolio traseiro. Influencia a dirigibilidade e a velocidade máxima do carro,
o ideal é sempre ter um carro estável com o minimo de aerodinâmica possivel, pois,
menos pressão aerodinâmica igual a maior velocidade máxmima. Veja se seu carro tem dificuldade
para fazer curvas acima de 120Km/h, se apresentar esse problema, diminua o valor, pois
a pressão, mantém traseira muito firme no chão.
12 = ANTI-ROLL BAR ( barra anti-rolagem)
Os carros possuem uma barra, que quando sofre força em uma curva por exemplo, ela se
torcce como uma mola, fazendo (novamente) pressão nos pneus.
Veja se seu carro tem pouca aderencia ans curvas lentas, se tiver, amoleça a frente.
Se seu carro sai muito de frente nas curvas lentas, endureça a barra traseira.
Se seu carro sai muito de traseira nas curvas, diminua a dureza da barra traseira.
13 = TOE-IN / TOE-OUT
Convergência das rodas. Por exemplo, as rodas dianteiras não viram exatamente
no mexmo angulo, sempre a roda interna na curva, vira num angulo mais fechado,
enquanto a roda exter,a vira num angulo mais aberto, aumente esse valor
para mais negativo, e as rodas terão uma convergencia maior, o que ajuda
o carro a tomar direção nas curvas, mas desestabiliza nas retas quando
em valores muito altos.
Espero ter dado um poquinho de noção, vlw galera, abraço
Qua 04 Out 2023, 19:48 por pai - Kyba
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